A Correspondência Leibniz Clarke envolveu uma ampla gama de tópicos, desde a natureza do espaço e a relação de Deus com a criação até a validade da Teologia Natural
Título: Correspondência Leibniz Clarke
Autor: Leibniz
Editora: FUNDAÇAO CALOUSTE GULBENKIAN. 2023
À venda na Amazon Brasil: Amazon.com.br
A correspondência entre Leibniz e Clarke é sem dúvida a mais famosa e influente das correspondências filosóficas.
Em 1715, Leibniz escreveu à sua amiga, a Princesa de Gales, para alertá-la sobre os perigos que a filosofia de Newton representava para a religião natural. Aproveitando a oportunidade de iniciar uma troca entre as duas maiores mentes da Europa, a princesa mostrou a carta ao eminente cientista newtoniano e teólogo natural, Samuel Clarke.
A partir da resposta de Clarke, desenvolveu-se uma troca de artigos que foi publicada em 1717. A correspondência foi imediatamente vista como uma discussão crucial sobre o significado da nova ciência, e se tornou uma das obras filosóficas mais lidas de seu tempo.
Pois esta edição da Fundação Calouste Gulbenkian se concentra na correspondência filosófica entre Leibniz e o filósofo e clérigo inglês Samuel Clarke, fornecendo uma reprodução completa da edição de 1717 de Samuel Clarke de sua correspondência com Leibniz.
A Correspondência Leibniz Clarke abrangeu uma extraordinária variedade de tópicos, incluindo a imensidão e a eternidade divinas, a relação de Deus com o mundo, o livre-arbítrio, a gravitação, a existência de átomos e o vazio e o tamanho do universo.
Ambos os filósofos, preocupados com o avanço do naturalismo e as suas consequências para a moralidade, conceberam sistemas complexos para combater o naturalismo e reforçar a religião natural.
Contudo, não só discordaram profundamente sobre como responder à ameaça naturalista, como acabaram por ver nas opiniões uns dos outros os germes do próprio naturalismo.
Uma referência inestimável para uma fascinante troca de ideias, Correspondência Leibniz Clarke é uma leitura vital para filósofos e historiadores da ciência e da teologia.
O próprio Kant desenvolveu sua teoria do espaço e do tempo a partir dos problemas em questão, e a física pós-newtoniana do século XX trouxe um renascimento do interesse nas objeções de Leibniz: alguns dos problemas ainda não foram finalmente resolvidos.
Visite nossa livraria Leibniz